Você provavelmente encontrou a palavra AdWords pelo menos uma ou duas vezes. Você sabe que tem algo a ver com o Google. Mas se você fosse perguntado sobre o que é realmente o AdWords, você poderia responder à pergunta? Se sua resposta for não, a leitura ajudará você a fazer exatamente isso.
Se você realizou pelo menos uma pesquisa no site do Google, já viu esses anúncios. Estes são os anúncios de texto que aparecem na página de resultados da sua pesquisa no Google.
Por exemplo, você está procurando informações sobre fotografia macro. Você provavelmente digitaria as palavras "macro" e "fotografia" na caixa de pesquisa do Google. Essas palavras são chamadas de palavras-chave e o Google as utiliza como base para procurar informações na Web.
O Google publica suas descobertas no que chamamos de página de resultados. A página de resultados é uma lista de páginas da Web que o Google sugere que você visite para saber mais sobre seu tópico de consulta (no caso, fotografia macro).
Na página de resultados, há anúncios de texto. Trata-se de uma loja online que vende câmeras, enquanto outra é de uma empresa que oferece serviços de impressão fotográfica.
Agora você pode pensar que é muito legal (e coincidência) que os anúncios exibidos na página de resultados tenham algo a ver com seu tópico de interesse. Mas o que você deve saber é que essa coincidência é, de fato, planejada propositadamente pelo Google - e é assim que o AdWords funciona. Ao digitar palavras-chave na caixa de pesquisa, você identificou o tipo de anunciante que aparecerá na sua página de resultados.
Para obter uma compreensão mais clara de como isso funciona, tente se imaginar como proprietário de um negócio (nesse caso, uma loja de câmeras e oficina de reparos) com um website. Como proprietário de uma empresa, você precisa informar as pessoas sobre sua empresa e isso significa que você precisa anunciar.
Antes do AdWords, isso significava que você tinha que gastar uma quantia enorme de dinheiro em anúncios impressos, de rádio ou de TV. Para pequenas empresas, isso pode significar fazer panfletos e cartazes para serem distribuídos em sua área. Mas isso também leva tempo e dinheiro.
Para tornar as coisas menos encorajadoras, não há nenhuma maneira infalível de saber que as pessoas que veem seu anúncio estão realmente interessadas em vê-lo, muito menos em seu produto ou serviço real.
Com o Google AdWords, você não apenas exibe seu anúncio para pessoas interessadas em seu produto, como também gasta muito menos tempo e dinheiro para produzi-lo. Isso ocorre principalmente por dois motivos:
1. Palavras-chave são o que importa.
Ao colocar seu anúncio no Google AdWords, você não precisa gastar em produções caras. Tudo o que você precisa é um bom senso de saber como seu cliente (potencial) pensa.
Como no exemplo anterior, quando uma pessoa digita "macrofotografia" na caixa de pesquisa do Google, isso significa que ele está procurando informações sobre o assunto e, portanto, interessado em saber mais.
O Google permite que você aproveite esse interesse, oferecendo a oportunidade de mostrar ao usuário seu anúncio para sua loja de câmeras. O usuário já está interessado em sua linha de negócios e, portanto, é bom que ele leia seu anúncio.
Saber quais palavras-chave as pessoas usarão para pesquisar informações permite que você direcione seu anúncio para um destino mais específico.
2. Pague apenas quando eles clicarem.
A outra grande coisa sobre o Google AdWords é que o custo da publicidade é reduzido para níveis muito gerenciáveis. Ao contrário dos anúncios convencionais, nos quais você precisa pagar PRIMEIRO antes de seu anúncio ser exibido, o Google cobra apenas quando um usuário clica no seu anúncio para acessar seu website.
Quanto é cobrado por cada clique? Apenas tanto quanto você quer que seja. O Google implementou um sistema de lances para "vender" palavraschave em que os anunciantes, assim como você, determinam quanto custará um custo por clique (CPC) em um anúncio. O princípio geral é: quanto mais popular é a palavra-chave, mais cara ela pode se tornar.
Por exemplo, neste caso, o CPC em uma página de resultados usando as palavras-chave (mais populares) "fotografia macro" pode custar 50 centavos enquanto o CPC em um anúncio exibido na página de resultados para as palavras-chave (não tão populares) "manutenção de lente macro Pode ser apenas 20 centavos.
No entanto, não se engane com esse custo aparentemente baixo. Concordar em pagar 50 centavos por clique pode não parecer muito, mas se 200 pessoas clicarem em seu anúncio todos os dias, você verá US $ 3.000 por mês. Mesmo para uma empresa de tamanho médio, isso ainda é algo a ser considerado. É aí que os anunciantes mais espertos não apenas gastam menos em publicidade, mas também aumentam sua receita convertendo mais visitantes casuais em clientes reais.
Ao usar palavras-chave mais específicas, você exibe seu anúncio para uma pessoa cujos interesses estão muito mais próximos do que sua empresa está oferecendo. Portanto, quando ele clica no seu anúncio para ir visitar seu site, não é mais seu fardo convencê-lo de que ele precisa de seu produto ou serviço.
Com essa configuração, não é exagero poder conduzir uma campanha publicitária nacional para sua empresa com um dólar por dia e ver resultados encorajadores no resultado final.
No final, no entanto, todas essas inovações ainda se baseiam no conhecimento de seu cliente e em como ele pensa. Depois disso, o Google AdWords se torna uma ferramenta muito mais poderosa que pode aumentar o potencial de seu negócio on-line para gerar lucro.
0 Comentários